• Afonso Lugo, André Felber, Yan Felber

Projetos de Energia Renovável: Dezembro de 2019


A equipe do ePowerBay acompanha diariamente as atualizações sobre os projetos de energia renovável publicados no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Existe na plataforma o Dashboard do Acompanhamento do Mercado de Projeto com os projetos de energia renovável ordenados por data de assinatura para a Emissão DRO e para a Emissão de Outorgas. Acesse e acompanhe em detalhes as informações compiladas neste estudo.

Despacho de Requerimento de Outorga (DRO)

No mês de dezembro de 2019 foram cadastrados um total de 155 novos despachos de DRO com 6.160 MW de capacidade instalada. Sendo assim, a fonte solar fotovoltaica que recebeu a maior capacidade instalada de projetos com 98% do total no período.

A fonte solar recebeu 5.973 MW de potência em 109 projetos nos estados do Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Enquanto a fonte térmica recebeu 01 DRO de um projeto a gás natural no estado do Amazonas.

A lista completa de todas as DRO emitidas em dezembro está no estudo exclusivo para assinantes. Assim como, todas as informações detalhadas dos projetos e seus respectivos proprietários. Clique aqui para solicitar o acesso!

A empresa Força Eólica do Brasil cadastrou o complexo solar Bonito de 543,2 MW no município de Lagoa do Barro do Piauí e o complexo solar Luzia de 179,6 MW no município de Santa Luzia, na Paraíba.

É possível verificar as informações da empresa clicando no link em seu nome, bem como, navegar pelas abas para verificar os sócios da empresa e os projetos de sua propriedade.

A imagem abaixo mostra o complexo solar Bonito de 543,2 MW no Piauí, com a lista de todos os projetos que compõe este cluster e algumas informações legais e técnicas.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Nos mês de novembro foram emitidas 129 novas outorgas. Sendo elas, com 3.308 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Livre - ACL de projetos eólicos e solares fotovoltaicos.

A fonte solar fotovoltaica (UFV) emitiu 62,6% das novas outorgas nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, bem como, Piauí e Rio Grande do Norte. Deste modo, portando 2.073 MW de capacidade instalada.

Os fornecedores de painéis Canadian Solar, Longi Solar e Astroenergy, os fabricantes de inversores Ingeteam e GE, não somente mas também, os fornecedores de tracker Soltec e NextTracker são as empresas de tiveram outorgas no mês de dezembro.

A fonte eólica (EOL) emitiu 37,4% das novas outorgas nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, bem como, com 1.236 MW de capacidade instalada.

A norte-americana GE e a dinamarquesa Vestas são as fornecedoras dos projetos eólicos de dezembro.

Confira os detalhes dos projetos no estudo exclusivo para assinantes!

Ambiente de Contratação Regulado (ACR)

Nos mês de novembro foram emitidas 03 novas outorgas. Sendo elas com 80 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Regulado - ACR.

Todos os projetos foram vencedores do 29º LEN de 2019.

Operação Comercial

Entrou em operação comercial 417,5 MW de potência de 25 projetos em 08 estados e 06 tipos de usina. Assim sendo, os contratos de Mercado Livre representaram 43,6% do total de dezembro de 2019.

#energiarenovável #mercadolivre #projetosdeenergia

0 visualização