top of page

Maiores Fabricantes de Inversores Solares para a Geração Centralizada no Brasil

Seguindo a linha das publicações referentes aos rankings operacionais, realizamos um novo levantamento sobre os fabricantes de inversores solares.


O Inversor é um equipamento fundamental, utilizado não só para converter a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos, que são em corrente contínuas (CC), para correntes alternadas (CA), como também garante a proteção para todo o sistema.


Os projetos de geração centralizada, geralmente utilizam inversores centrais. Estes inversores normalmente possuem potências acima de 100 kWp, variando entre 1 MW, 2 MW, chegando a 5 MW.


Uma outra função muito importante é o chamado rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT – Maximum Power Point Tracking), que assegura que o inversor extraia, em tempo real, a máxima potência dos módulos fotovoltaicos.


Tomando como referencia os dados do mês de junho, relativos ao ultimo ranking solar publicado pela ePowerBay, estavam em operação 117 plantas solares totalizando 3,1 GW de potência instalada.


O infográfico acima, mostra a potencia instalada por região e por estado e o FC médio dos últimos 12 meses.


Em relação aos fabricantes de Inversores, foram identificados 11 diferentes fornecedores. Sendo que, atualmente, os 05 maiores são responsáveis pelo fornecimento de mais de 80% dos equipamentos em operação.


O infográfico abaixo mostra onde estão localizados os complexos solares que operam com equipamentos de cada fabricante.



Em nossa plataforma é possível identificar estes todos estes projetos, agrupados por Clusters e Fornecedores.


Como exemplo, abaixo segue uma amostra da tela da plataforma, com informações do parque "Sol Maior 2", que obteve o maior FC no ultimo ranking operacional da ePowerBay.




Relatório Completo para os Assinantes da ePowerBay


A versão completa deste relatório já esta disponível, exclusivamente para os nossos assinantes, para download na plataforma ePowerBay.


Abaixo a relação dos maiores fabricantes de inversores no mercado de geração centralizada:



A GE , possui 1.072 MW em operação no Brasil em 4 estados (MG, BA, RN e CE).





A INGETEAM , possui 517 MW em operação no Brasil em 5 estados (SP, BA, TO, PI e CE).




A FIMER , possui 407 MW em operação no Brasil em 2 estados (BA e PI). Em 2019 a FIMER anunciou a compra da unidade de negócios de inversores da ABB.




A SANTERNO , possui 351 MW em operação no Brasil em 2 estados (PE e PI).




A SMA , possui 196 MW em operação no Brasil em 1 estado (BA).





Mais informações para download


Disponibilizamos para download um novo relatório que com o acompanhamento do mercado nos últimos 12 meses e também analise do player com a maior quantidade de projetos no ultimo mês.




A Plataforma ePowerBay

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado, bem como, na demanda de nossos clientes. Portanto, o objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Tem interesse em conhecer mais? Cadastre-se gratuitamente aqui! Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Entre em contato com nossa equipe.


2.084 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page