• andrefelber

Fabricantes de Seguidores Solares para a Geração Centralizada no Brasil

Atualizado: Jul 31

Seguindo a linha das publicações referentes aos rankings operacionais, realizamos um levantamento sobre os fabricantes de Seguidores solares, conhecidos na indústria como Trackers.


A função dos seguidores é aumentar o potencial de captação da energia solar, elevando portanto a eficiência da planta pela área ocupada.




Os grandes ganhos de geração trazidos pela tecnologia, compensam os custos adicionais comparados a estrutura fixa, sendo portanto vastamento utilizados nos parques de geração centralizada e até mesmo nas plantas de mini geração distribuída (acima de 75 kW), de potencias maiores, construídas no solo.


Tomando como referencia os dados do mês de abril, relativos ao ultimo ranking solar publicado, estavam em operação 115 plantas solares, que totalizam 3 GW de potencia instalada, sendo que mais de 100 plantas utilizam esta tecnologia.



O infográfico, mostra a potencia instalada por região e por estado e o FC médio do ultimo mês (abril).


Em relação aos fabricantes de tracker, foram identificados 7 diferentes fornecedores. Atualmente, os 4 maiores são responsáveis pelo fornecimento de mais de 90% dos equipamentos em operação.


O infográfico que segue mostra onde estão localizados os complexos solares que operam com equipamentos de cada fabricante.



Pela plataforma é possível identificar estes projetos, divididos por Cluster e fornecedores. Como exemplo são mostradas informações do parque Bom Jesus da Lapa II, que obteve o maior FC no ultimo ranking.



Um pouco sobre os maiores fabricantes de tracker no mercado de geração centralizada.



A Soltec, possui 1.114 MW em operação no Brasil em 5 estados (MG, BA, PI, CE e RN).





A Nextracker, possui 606 MW em operação divididos em 3 estados (SP, MG e BA).



A Convert Italia, possui 462 MW em operação, todos eles na Bahia.




A STi Norland, possui 459 MW em operação, distribuídos em 6 estados (SP, BA, PI, PE, PB e RN).





Novidades em nossa publicações


Disponibilizamos um estudo que faz o acompanhamento do mercado nos últimos 12 meses, bem como, também analisa o player com maior quantidade de projetos no ultimo mês.

Acesse por aqui!


A versão completa do estudo esta disponível para download na plataforma, com exclusividade para os assinante.

Plataforma ePowerBay

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado, bem como, na demanda de nossos clientes. Portanto, o objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Tem interesse em conhecer mais? Cadastre-se gratuitamente aqui! Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio. Entre em contato com nossa equipe.


#rankingoperacional #ENERGIASRENOVÁVEIS #Energiaeólica #EnergiaSolar

0 visualização