• afonsolugo

Análise dos impactos do Covid-19 na Geração de Energia

Passados 45 dias desde o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, o setor energético já sente os efeitos das medidas preventivas implantadas pelos governos federais e estaduais pelo país. Para acompanhar o impacto direto do coronavírus na geração de energia, o ePowerBay publicou o dashboard que faz um acompanhamento dos principais eventos que podem impactar o setor energético:


As medidas de restrição de circulação começaram a ser implementadas no dia 17 de março no RJ e em seguido pelo estado de SP. Na primeira página do dashboard é possível verificar claramente a queda da geração diária de energia no SIN a partir da semana do dia 23 de Março.


Na segunda página do dashboard estão os gráficos de geração separados por Subsistemas, com os casos de coronavírus plotados, separados pelo subsistema equivalente. A terceira página mostra como está a evolução dos casos e mortes devido ao coronavírus, com mapas e gráficos dos estados.


No subsistema Sudeste e Centro-Oeste (SE/CO), onde está concentrada grande parte da população do país, é possível verificar a queda na produção de energia junto com o aumento de casos de coronavírus.


No subsistema Norte é possível notar o aumento de geração desde o começo do ano (este fato acontece porque o nível dos reservatórios aumentou de 15% a 70%) e uma queda a partir da semana de 23 de março.


No subsistema Sul, a queda de produção é relacionada aos níveis dos reservatórios que estão em queda desde junho de 2019, quando estavam em 90%, até agora que estão em torno de 18%. A queda da produção é compensada pelo subsistema Norte.

No subsistema Nordeste, a produção de energia é fortemente relacionada com a sazonalidade dos recursos solar e eólico, principalmente o último.


Fazendo a análise da produção de energia no SIN por semana em março, fica claro a diminuição a partir da semana de 22/03. A diminuição de geração foi feita a partir das hidrelétricas, que tiveram 15% a menos de geração em relação a semana anterior.



Fique ligado para as novidades lançadas no portal ePowerBay. Assine a newsletter e cadastre-se grátis na plataforma.



Plataforma ePowerBay


O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes. O objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível.


Tem interesse em conhecer mais?


Cadastre-se gratuitamente aqui!


Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.


Entre em contato com nossa equipe




326 visualizações