• Afonso Lugo, André Felber, Yan Felber

Acompanhamento de Mercado: Novembro de 2019


O mercado de projetos de geração de energia não para, desde a emissão de DRO (primeira etapa de cadastro do projeto junto a ANEEL), passando pela emissão da outorga (contrato com a autorização para a implantação da usina) até a sua operação comercial.

Para as empresas envolvidas neste setor a informação sobre os projetos, empresas proprietárias, as tecnologias utilizadas e seus fornecedores é muito valiosa para identificar as oportunidades de negócio e montar a estratégia de vendas.

Existe na plataforma o Dashboard do Acompanhamento do Mercado de Projeto com os projetos ordenados por data de assinatura para a Emissão DRO e para a Emissão de Outorgas. Acesse e acompanhe em detalhes as informações compiladas neste estudo.

Deferimento de Registro de Outorga (DRO)

No mês de novembro de 2019 foram cadastrados um total de 155 novos despachos de DRO com 1.983 MW de capacidade instalada sendo a fonte solar fotovoltaica que recebeu a maior capacidade instalada de projetos com 66,7% do total no período.

Empreendimentos Solares Fotovoltaicos (UFV)

A fonte solar recebeu 1.323 MW de potência em 27 projetos nos estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Pernambuco.

A FRS Energia cadastrou 10 projetos de 400 MW de capacidade instalada pertencentes ao complexo Dourado de 800 MW no total nos municípios de Petrolândia e Floresta em Pernambuco.

Empreendimentos Eólicos (EOL)

A fonte eólica recebeu 661 MW de potência em 18 projetos nos estados do Ceará (51 MW), e Rio Grande do Norte (610 MW).

A Acciona teve a maior potência de aerogeradores cadastrados graças aos projetos da Rialma Energia com 96 turbinas eólicas de 3 MW de potência.

Mercado Livre (ACL)

Nos mês de novembro foram emitidas 129 novas outorgas com 426 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Livre - ACL.

A fonte solar fotovoltaica (UFV) emitiu todas as novas outorgas nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul e Piauí, representando 59% do total de outorgas no período.

Os assinantes ePowerBay têm acesso ao relatório completo que detalha os fornecedores de módulo solar, inversor, tracker e a empresa certificadora de energia.

Emissão de Outorga - Mercado Regulado (ACR)

Nos mês de novembro foram emitidas 10 novas outorgas com 300,4 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Regulado - ACR. Todos os projetos foram vencedores do 29º LEN de 2019.

Inicio de Operação Comercial

Entrou em operação comercial 880,25 MW de potência de 19 projetos em 08 estados e 05 tipos de usina. A usina Belo Monte no Pará foi responsável por 611,1 MW com a entrada em operação da última turbina do projeto.

O estudo completo completo disponíveis para os assinantes com acesso completo a Plataforma ePowerBay.

#energiarenovável #mercadolivre #projetosdeenergia

0 visualização