• Afonso Lugo, André Felber, Yan Felber

Acompanhamento Mercado Livre, DRO e Operação Comercial


O mercado de projetos de geração de energia não para, desde a emissão de DRO (primeira etapa de cadastro do projeto junto a ANEEL), passando pela emissão da outorga (contrato com a autorização para a implantação da usina) até a sua operação comercial.

Para as empresas envolvidas neste setor a informação sobre os projetos, empresas proprietárias, as tecnologias utilizadas e seus fornecedores é muito valiosa para identificar as oportunidades de negócio e montar a estratégia de vendas.

Deferimento de Registro de Outorga (DRO)

Nos meses de agosto e setembro de 2019 foram cadastrados um total de 155 novos despachos de DRO com 6.477 MW de capacidade instalada sendo a fonte solar a que recebeu a maior capacidade instalada de projetos com 77% do total no período.

A fonte solar (UFV) recebeu 4.993 MW de potência em 120 projetos nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

A fonte eólica (EOL) recebeu 1.197 MW de potência em 31 projetos na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Na versão exclusiva a assinantes estão detalhados os fabricantes de aerogeradores cadastrados em cada projeto.

A fonte térmica (UTE) recebeu 287 MW de potência em 04 projetos nos estados de Minas Gerais, Maranhão e no Paraná.

Mercado Livre (ACL)

Nos meses de agosto, setembro e outubro foram emitidas 29 novas outorgas com 1.205 MW de potência de projetos de geração de energia no Ambiente de Contratação Livre - ACL. Confira esta matéria sobre Mercado Livre.

A fonte solar fotovoltaica (UFV) emitiu 10 novas outorgas com 726 MW de potência nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul e Piauí, representando 59% do total de outorgas no período.

Os assinantes ePowerBay têm acesso ao relatório completo que detalha os fornecedores de módulo solar, inversor, tracker e a empresa certificadora de energia.

A fonte eólica (EOL) emitiu 12 novas outorgas com 330 MW de potência nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, representando 27% do total de outorgas no mês.

A fonte térmica (UTE) emitiu 08 novas outorgas com 160 MW de potência nos estados da Bahia, São Paulo e Roraima, representando 13% do total de outorgas no mês.

A fonte hídrica (PCH) emitiu 01 nova outorga de 5,94 MW de potência no estado do Paraná, representando 0,5% do total de outorgas no mês.

Inicio de Operação Comercial

Entrou em operação comercial 2.782 MW de potência de 31 projetos em 14 estados e 06 tipos de usina. A usina Belo Monte no Pará foi responsável por 1.833 MW com a entrada em operação de 03 turbinas.

O estudo completo completo disponíveis para os assinantes com acesso completo a Plataforma ePowerBay.

ESTUDO DETALHADO - RESULTADO LEILÃO A-6 2019

Para conhecimento geral, o ePowerbay realizou um estudo detalhado sobre o resultado do leilão A-6 2019, que pode ser acessado em:

https://estudos.epowerbay.com/leilaoa-6_resultados_detalhados

#energiarenovável #mercadolivre #projetosdeenergia

570 visualizações