• Fernando Witzel

Aerogeradores com maior Fator de Capacidade do Leilão


O Leilão A-6 de 2019 será realizao nesta sexta-feira 18 de outubro e terá a participação de projetos hídricos, térmicos, solares e eólicos.

Nas últimas semanas o ePowerBay vem divulgando estudos sobre os projetos e empresas que estão cadastradas para o certame.

Estudos Anteriores

O último estudo divulgado foi sobre a Fonte Solar com análise de empresas e projetos que poderão estar na disputa.

Divulgamos também um estudo para a Fonte Hídrica, com projetos de CGH (até 5 MW), PCH (entre 5 e 30 MW) e UHE (menor que 50 MW), com uma análise estatística das usinas e sua localização.

Agora o ePowerBay divulga uma análise adicional para a Fonte Eólica contendo informações dos Fabricantes de Aerogeradores de acordo com o modelo da máquina e fator de capacidade cadastrado no Leilão A-6.

Em complemente a esta matéria, recomenda-se ler a matéria sobre os Fabricantes de Aerogeradores.

Análise dos Fabricantes de Aerogeradores

Na média total dos projetos, a fabricante dinamarquesa Vestas possui o maior fator de capacidade com cerca de 49% e aproximadamente 7.000 MW de capacidade instalada.

A fabricante possui também o maior fator de capacidade quando analisado o rotor e a potência do aerogerador: a turbina de 120 metros de rotor e 2,2 MW de potência possui um fator de capacidade médio de 60,2%.

Das 10 máquinas com o maior fator de capacidade médio, 05 são da Vestas, 02 são da Siemens Gamesa, 02 são da GE e uma é da Acciona.

BI > DashBoards > A-6 Auction - Projects

O infográfico dinâmico com o mapa e os detalhes de cada projetos podem ser acessado pelo link acima na Página 6 exclusivamente para assinantes.

A fabricante brasileira WEG possui o segundo maior fator de capacidade médio total com 44,8% e aproximadamente apenas 530 MW de capacidade instalada.

A germano espanhola Siemens Gamesa que possui a maior capacidade instalada deste leilão, sendo o 5º maior fator de capacidade médio e o 2º aerogerador com maior fator de capacidade médio, sendo este o modelo G114 2,5 MW, utilizados nos projetos Santa Leia, no Rio Grande do Norte, de propriedade da Casa dos Ventos.

BI > DashBoards > A-6 Auction - Projects

Análise semelhante pode ser feita para todas os fabricantes e modelos de turbina, através do infográfico dinâmico com o mapa e os detalhes de cada projetos, acessado pelo link acima na Página 6.

#leilãodeenergia #energiaeólica #turbinaeólica #aerogerador

322 visualizações