• Andre Felber, Henrique Nagayoshi

Ranking Comercializadoras - Abril/19


No mês de abril de 2019 o Preço Médio de Liquidação das Diferenças (PLD) foi de R$ 180,41/MWh nos submercados sudeste/centro-oeste e sul e PLD mínimo nos submercados nordeste e norte, R$ 42,35/MWh. Neste mês foram negociados 61,4 GW médios em compras e 49,5GW médios em vendas. Pelo segundo mês consecutivos o volume de trading foi levemente inferior ao mesmo mês do ano passado, redução de -1.7% na compra e -4.9% na venda.

O índice de liquidez de energia no mercado livre continua com boa liquidez, no entanto menor que ao ano de 2018, valor de 3,62x da energia contratada, sendo 3,9x na energia convencional e 3,6x na energia incentivada.

As cinco maiores comercializadoras de energia negociaram mais de 9,6 GW médios, 15,7% de todo volume de compras. Neste mês houve apenas uma comercializadora independente nas cinco maiores comercializadoras, na seguinte ordem, em primeiro foi a Engie, Votener, Nova Energia, EDP e BTG Pactual.

Comparando apenas o mês de abril dos últimos três anos, as variações inter anuais foram de +40% (∆18/17) e de -1.6% (∆19/18). Nos próximos gráficos apresentam os históricos de compra e venda dos últimos três anos de comercialização.

Buscando complementar os conhecimentos do mercado de energia, o ePowerBay e a Quantum Energias estão iniciando uma parceria para produzir conteúdos, agregar bancos de dados e auxiliar os agentes tanto do lado da geração quanto da comercialização.

A Quantum é uma comercializadora independente que busca fornecer a solução mais eficiente para seus clientes e parceiros (comercial@quantumenergias.com.br).

GESTÃO DE CLIENTES | GESTÃO DE GERADORES

Interface com a CCEE, ONS e ANEEL, acompanhamento diário da geração, orientação na comercialização de energia através de estudos de nossa área de risco.

www.epowerbay.com www.quantumenergias.com.br



0 visualização