• Andre Felber, Afonso Lugo, Yan Felber

Ranking Operacional Eólico e Solar Jan/19


As informações operacionais referentes ao mês de janeiro de 2019 foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo. O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários e os fornecedores de equipamentos.

I. Ranking Eólico

Os 10 parques com melhor performance estão localizados no estado da Bahia e pertencem às empresas Enel Green Power, são 8 entre os 10, inclusive o mais eficiente Ventos de São Abrão - 73,91%.

A empresa CER possuiu 1 parque, Diamante II e a Brookfield 1 parque, Pajeú do Vento.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).

VEJA TAMBÉM

Divulgadas as Diretrizes para o Leilão A-4 2018

Estudos Pré Cadastramento - Pontos de Conexão no Sul da Bahia

Parque Eólico Ventos de São Abraão

O Parque de Propriedade da Enel Green Power entrou em operação comercial em 21/12/2017. A TUST atualizada para o Ciclo de 2018/2019 é de 6,74 R$/kW.

As informações podem ser visualizadas através da plataforma pela guia Legal.

Disponibilizamos para nossos clientes uma nova função, que permite pesquisar a participação acionária das empresas por projeto, direto com o banco de dados da ANEEL (PARACEMP).

Quando se pesquisa o projeto através da plataforma, pela guia Performance, pode se comparar o desempenho do parque com os demais próximos.

II. Ranking Solar

Os 10 parques com melhor performance estão localizados no estado de Minas Gerais e Bahia e pertencem às empresas EDF/OMEGA, são 9 entre os 10, inclusive o mais eficiente Pirapora 3, com incríveis 37,08% de FC, o cluster esta localizado em Minas Gerais.

A empresa Vientos é a proprietária do parque que completa a lista, Verde Vale III, que ocupa a 5º posição, com FC de 36,29%, localizado na Bahia.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).

Link para o vídeo tutorial => https://youtu.be/cbT8cFaD3lo

Parque Solar Verde Vale III

O Parque de Propriedade da Vientos entrou em operação comercial em meados de Agosto de 2018 e desde então vem figurando entre os mais eficientes. Negociou energia no 7º LER 2015 a um preço de 302,92 R$/MWh.

Possui um FDI (fator de Dimensionamento do Inversor) de 0,85, o mais conservador entre os 10. Este índice é importante de ser avaliado, pois ilustra qual e a relação de MW/MWp. Neste caso tem se FDI = 14,3/16,9 = 0,85. Alguns projetos buscando um maior aproveitamento das plantas adotam valores bem agressivos, superdimensionando os inversores, diminuindo a vida útil dos equipamentos.

Este parque opera com Tracker Convert, Inversores GE, Módulos GCL e Transformadores CONTRAFO.

Estas informações estão disponíveis quando se faz a busca pelo Parque através da plataforma, na guia Technical.

COMPARATIVO ENTRE AS FONTES NO MÊS DE JANEIRO

O infográfico que segue é uma nova ferramenta de análise que estamos disponibilizando aos nossos clientes, com ela é possível verificar os parques que melhor performaram durante todo o período e também pode se comparar a performance das fontes eólicas e solares.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Brazilian Electrical Matrix).

No mês estavam em operação 586 parques eólicos (14,73 GW) e 76 parques solares (1,96 GW). Quando se compara a média de geração de todos os parques observa-se que o solar ficou apenas 32% abaixo dos parque eólicos.

Ferramentas de previsão aumentam a rentabilidade e podem impulsionar a penetração das renováveis na rede elétrica

A produção eólica no Brasil apresenta novos recordes a cada ano, passando de menos de 1 GW de potência instalada em 2011 para mais de 14 GW em 2018. A produção eólica atende a quase 14% do Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo o Nordeste a região com maior penetração, onde os recordes de atendimento a carga ultrapassam 70% da energia produzida. No entanto, gerir esta energia provida pelos ventos não é uma tarefa fácil.

A variabilidade de produção por fontes renováveis não despachável, como é o caso da energia solar e eólica, envolve riscos tanto aos produtores de energia renovável quanto aos operadores de rede, podendo causar desequilíbrio entre consumo e produção, penalidades financeiras no mercado e apagões.

Para garantir o crescimento da integração de renováveis à rede elétrica é importante a utilização de sistemas avançados de previsão que possam estimar com precisão a geração futura para maior confiabilidade da operação das redes e maior rentabilidade aos produtores.

Alguns dos principais benefícios de se investir em um sistema de previsão são:

  • Redução dos desequilíbrios entre geração de consumo (operador do sistema);

  • Redução de desvios (penalidades financeiras) no mercado de eletricidade;

  • Operações e planejamentos de manutenção mais eficientes;

  • Reduzir ocorrências e custos com cortes de produção;

  • Melhorar a segurança da equipe de manutenção e mitigar impactos físicos de condições meteorológicas extremas.

Atualmente utiliza-se uma combinação das observações do meteorológica (AWOS), dados de satélite, modelos de predição numérica de tempo e modelos estatísticos para fornecer estimativas do nível e localização da geração no futuro próximo (dias/semanas). Os modelos mais sofisticados utilizam técnicas de machine learning e deep learning, produzindo também previsões da incerteza associada à produção de base renovável.

Estamos desenvolvendo algumas ferramentas que podem auxiliar neste propósito. Tem interesse em saber mais?

Entre em contato com nossa equipe.

contato@epowerbay.com

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes.

O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível.

Tem interesse em conhecer mais?

Cadastre-se Gratuitamente.

Cadastre-se Aqui!

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.

Faça Download do Documento em PDF

#rankingoperacional #ENERGIASRENOVÁVEIS