• André Felber, Afonso Lugo, Fernando Witzel

Ranking Operacional Eólico-Agosto 2018


As informações operacionais referentes ao mês de Agosto foram divulgadas pela CCEE e a equipe do ePowerBay compilou-as e as divulga neste resumo.

O Ranking traz informações técnicas dos projetos, histórico de operação, bem como os proprietários e os fornecedores de turbinas.

Os projetos estão localizados no estado da Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte e pertencem as empresas Omega, CPFL Renováveis, Echoenergia e Serveng. Estes parques operam com aerogeradores GE, Siemens Gamesa e Vestas.

No mês de Agosto estavam em operação 524 projetos que totalizavam 13.217 MW.

A produção de todos os parques no mês foi de 5230,4 GWh, que gerou um FC médio de 54,9%.

O Rio Grande do Norte foi o estado com maior Potência instalada 3.692 MW, divididos em 135 projetos. O estado também foi o maior em geração com 1.586,2 GWh, geração suficiente para atender 9,9 milhões de residencias (consumo médio de 160 kWh mês).

A CPFL Renováveis, possui em seu portfólio 1.308 MW de projetos eólicos em Operação.

São no total 46 parques, que estão localizados nos estados do RN (761,6 MW), CE (426,4 MW) e RS (120 MW).

A empresa opera com 5 diferentes fabricantes, uma tarefa bastante complexa que exige um centro de operações bem efetivo. A empresa também opera a maior frota da turbinas Suzlon, que recentemente deixou o mercado brasileiro.

Os Infográficos podem ser acessados de forma dinâmica através da plataforma, pelo caminho BI -> Dashboard ->Class (Generation Centralized) & Dash Select (Wind Projetcs in Operation).

Em relação ao FC o estado do Maranhão teve a melhor eficiência 73%, no estado estão em operação 8 projetos que totalizam 221 MW. Todos os projetos no estado são de propriedade da Omega Energia.

Destes 8 Projetos, 4 estão entre os 10 mais eficientes, sendo o Projeto Delta 3 VII, o segundo maior rendimento no mês, 81,91%.

Utilizando a nova funcionalidade implementada na plataforma, pode se comparar o projeto analisado com os demais projetos próximos.

Tomando como referência o projeto Testa Branca I, que teve o maior FC no mês, 81,92%, buscou-se os 4 projetos mais próximos e analisou o comportamento destes projetos durante os últimos 12 meses.

Observa-se a sazonalidade existente para projetos, que tem a menor geração entre os meses de fevereiro e maio e as maiores gerações entre Agosto e Dezembro. observa-se também que o Projeto Testa Branca I, durante todo período analisado, somente não foi o mais eficiente no mês de março.

A comparação pode ser feita com mais projeto e para diferentes fontes. Para realizar diferentes comparações o usuário pode gerar o Ranking, pelo caminho Ranking -> Operacional Ranking.

Então seleciona-se a quantidade de projetos, a Fonte e o período de interesse (podendo também escolher fabricantes, estados e leilões).

O sistema irá trazer os projetos com maior FC no período, desta forma, para cada projeto pode ser feitas as comparações que forem pertinentes, assim como foi feita para o Projeto Testa Branca I.

O desenvolvimento das ferramentas contidas na plataforma são feitas baseados em nossa experiência de mercado e na demanda de nossos clientes. O Objetivo da plataforma é conectar os agentes tornando a negociação mais eficaz e transparente possível. Acreditamos que estas funcionalidades auxiliam e diminuem custos iniciais nas analises.

Tem interesse em conhecer mais? Cadastre-se Gratuitamente.

Cadastre-se Aqui!

Ou entre em contato com nossa equipe.

Estamos a disposição para auxiliar em qualquer etapa de seu negócio.

contato@epowerbay.com

Faça o Download do Relatório Completo

#mercado #energiasrenovaveis #rankingoperacional

0 visualização