• Andre Felber, Henrique Nagayoshi

Ranking Comercializadoras - Maio 2018


A evolução do volume de trading de energia apresentou mais um crescimento positivo, pelo quinto mês consecutivo neste ano, de janeiro de 2018 para o mês de maio apresentou um acréscimo de +37% no volume de compras e +43% no volume de vendas.

No mês de maio de 2018 foram negociados 72,8 GWm em compras 63,2 GWm em vendas. As cinco maiores comercializadoras de energia negociaram mais de 13,6 GWm, 18% de todo volume de compras. Dentre elas estão as empresas Banco BTG, Esfera, Engie, EDP e Votorantim Energia, sendo que a segunda colocada em volume de compra, a Esfera, é uma comercializadora independente, ou seja, não ligada a grupos do setor elétrico e financeiros.

Comparando apenas o mês de maio dos últimos três anos, as variações interanuais foram de +38% (∆17/16) e de +54% (∆18/17), essa evolução pode ser explicada pelo aumento de players, operações financeiras, estratégias regulatórias e maior liquidez entre os agentes.

A fonte mais negociada foi a convencional, aumentando a participação, de ~88,3% em abril para os 89,7% em maio.

Nos próximos gráficos são apresentados os históricos de compra e venda dos últimos três anos de comercialização (fonte: CCEE).

Observa-se nos históricos de compra e venda para o período analisado que o volume negociado no segundo semestre foi maior.

A seguir é apresentado o histórico de compra e venda para os últimos 12 meses (junho - maio) e pode se também observar o comportamento sazonal de compra e venda.

Buscando complementar os conhecimentos do mercado de energia, o ePowerBay e a Quantum Energias estão iniciando uma parceria para produzir conteúdos, agregar bancos de dados e auxiliar os agentes tanto do lado da geração quanto da comercialização.

A Quantum é uma comercializadora independente que busca fornecer a solução mais eficiente para seus clientes e parceiros (comercial@quantumenergias.com.br).

GESTÃO DE CLIENTES | GESTÃO DE GERADORES

Interface com a CCEE, ONS e ANEEL, acompanhamento diário da geração, orientação na comercialização de energia através de estudos de nossa área de risco.

www.epowerbay.com www.quantumenergias.com.br


2,056 visualizações