top of page

[A-6 2018] Leilões de Transmissão Vs. Projetos de Geração


Os últimos leilões de transmissão tem mostrado o retorno do interesse dos investidores para o setor. Entre os vencedores aparecem novos entrantes (Chineses e Indianos), empresas estrangeiras (Italianas, Espanholas, Francesas, Portuguesas e Colombianas) e empresas nacionais (em geral reunidas em consórcios).

Entre 2014 e 2018 foram ofertados ao mercado 172 lotes, destes foram arrematados 120, cerca de 70%. Grande parte dos leilões sem exito ocorreram entre 2014 e início de 2016, em meio a preços tetos baixos, condições (prazos e exigências) desfavoráveis para construção dos empreendimentos e também pelo ambiente econômico e político conturbado.

A seguir é apresentado o históricos dos últimos 11 leilões, comparando Número de lotes Ofertados x Lotes Arrematadas e Número de proponentes aptos x Número de Ofertas realizadas para os lotes.

Observa-se que nos dois últimos leilões o número de proponentes aptos e ofertantes foi bem elevado e a relação entre ambos foi maior que 80%.

A seguir é apresentada uma comparação entre a porcentagem de lotes arrematados e o deságio médio nos leilões.

Observa-se a evolução dos lotes arrematados nos últimos 6 leilões, bem como o aumento do deságio médio, que no ultimo leilão chegou a 55%.

Dentre estes 120 lotes que foram licitados desde 2014 muitos afetam de alguma forma os projetos que estão na disputa do próximo leilão A-6 2018. Em geral as obras tem prazo de 60 meses, portanto entre 2019 e 2023 muitos destes lotes estarão entrando em operação.

O diagrama que segue mostra um indicativo das entradas das obras.

O último Leilão de Transmissão 002/2018 licitou o Lote 03 que afeta diretamente diversos projetos eólicos e fotovoltaicos na região que abrange os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, como é possível visualizar a imagem abaixo. Sabe-se que para o Leilão A-6 foram emitidas mais de 60 DROs de projetos eólicos nesta região e pelo menos 01 usina térmica de alta potência que afetam e serão afetados por estas obras.

A região já possui uma grande quantidade de projetos eólicos em operação e nos últimos leilões saíram vencedores projetos localizados na Serra do Mel. Existem também alguns projetos fotovoltaicos em operação e outros em construção. A região da serra entre os dois estados foi o local com mais projetos solares vencedores do último leilão A-4 de 2018, existindo ainda outros projetos com DRO e em desenvolvimento.

A empresa que arrematou este lote, a Sterlite Power, foi vencedora pela terceira vez em leilões de transmissão no Brasil desde Abril de 2017, com investimentos em torno de 2 bilhão de dólares. Apenas neste leilão a empresa foi vencedora de mais da metade das linhas de transmissão em todo o certame, indicando a agressividade e vontade da Sterlite em dominar o mercado de infraestrutura de transmissão no país.

Estudos produzidos pelo ePowerBay

A equipe do ePowerBay faz o acompanhamento de todas as obras de transmissão de energia elétrica de acordo com a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE ANEEL) e também da expansão da oferta de geração de acordo com a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG - ANEEL), para auxiliar as empresas desenvolvedoras de projetos de energia renovável.

A nossa plataforma possui toda a infraestrutura de linhas de transmissão e subestações existentes em operação, em construção e recentemente licitadas. Os projetos de geração em operação, em construção e aptos para leilão (ou ACL) também estão disponíveis com as informações de conexão, sendo possível correlacionar Geração x Transmissão.

Com esses dados nossa equipe trabalha fornecendo informações para que o empreendedor possa entender a situação de conexão e transmissão na região de interesse e desta forma ter uma boa previsão da entrada em operação de seu projeto.

Possuí projetos nas Regiões que ocorrerão disputas?

Gostaria de ter acesso a informações detalhadas das Subestações e de seus possíveis concorrentes?

contato@epowerbay.com

287 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page