• André Felber, Afonso Lugo, Fernando Witzel

[A-4 2018] Estimativa de competição pelos pontos de Conexão


Restando menos de um mês para a realização do 1º Leilão de Energia Nova de 2018, os estudos para estimativa de competição nos pontos de conexão já atingem um nível grande de refinamento. A ANEEL aprovou o edital edital do leilão Nº 01/2018 e publicou as TUST/D (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão/Distribuição) para os projetos que poderão disputar o pleito, através da Resolução Homologatória nº 2.369.

Com base nos dados publicados de Cadastramento, DRO (Despacho de Requerimento de Outorga), TUST/D, pode se estimar a competição pelos pontos de conexão informados na Nota Técnica 0016-ONS-2018. O gráfico 1, traz as informações detalhadas por estado.

Figura 1. Projetos cadastrado A-4 2018 e Margem de Escoamento. Fontes EPE, ONS. Elaboração ePowerBay.

Uma análise sobre o cadastramento dos projetos, verifica-se que as fontes Eólica e Solar representam 46,2 GW, equivalente a 95% do cadastramento, prontos para serem agregados a matriz elétrica brasileira.

Figura 2. Cadastramento EPE. Elaborado pelo ePowerBay.

O conhecimento adequado das informações divulgados pelos agentes do setor (MME, ANEEL, EPE, CCEE e ONS) , a localização do projetos, bem como os pontos de conexão que foram solicitados são de fundamental importância para estimar o nível no leilão. Questões como índice de competitividade dos projetos e estratégias dos players são também pontos decisivos considerados nos estudos realizados pelo ePowerBay.

Figura 3. Fluxograma representando a metodologia dos estudos e relatórios elaborados pelo ePowerBay

Tomando como referência os projetos eólicos, fonte com maior potência cadastrada, foram realizados estudos mais detalhados buscando identificar os fabricantes dos aerogeradores, bem como os desenvolvedores dos projetos e suas posições geográficas.

O Infográfico dinâmico que segue apresenta as informações que podem ser exploradas de forma mais clara utilizando os filtros.


Figura 4. Distribuição dos projetos por Fabricante. Fonte ANEEL/SIGEL. Elaboração ePowerBay.

Verificou-se que a maioria dos projetos foram cadastrados com turbinas Siemens/Gamesa, seguido por GE/ALSTOM e ACCIONA. Sabe-se que após o leilão podem ser efetuadas mudanças nos projetos, levando sempre em consideração a Garantia Física e a quantidade de lotes vendidas. Esta é uma prática comum no mercado, por esse motivo os fabricantes e os investidores estão em constante negociações buscando as melhores tecnologias e propostas para viabilizarem os projetos.

Além dos projetos eólicos, o ePowerBay mapeou os demais projetos cadastrados (UFV, Biomassa e Hidro), bem como os pontos de conexão solicitados no cadastramento. Estas informações estão contidas na plataforma e são utilizadas para estimar a competição pelas margens de escoamento e a competitividade dos projetos.

Assinantes podem acessar as informações, gerar relatórios e baixar dados em formato excel para facilitar análises adicionais.

O ePowerBay constantemente implementa recursos e melhorias em função da dinâmica e das exigências do mercado. Elaboramos estudos e relatórios que objetivam auxiliar e trazer vantagens competitivas para os agentes envolvidos.

Acesse a plataforma, conheça os recursos e nossos trabalhos, estamos a disposição para auxiliar da melhor maneira.

www.epowerbay.com | contato@epowerbay.com | registre-se