• André Felber, Afonso Lugo, Fernando Witzel

Ranking da Performance Operacional das Usinas Solares


O mercado de energia solar no Brasil esta dando seus passos iniciais, desde de 2014 foram realizados 4 leilões, sendo 3 de Energia de Reserva (6º, 7º e 8º LER) e 1 de energia nova (25º LEN). Ao todo foram negociados 114 contratos de compara de enregia (PPA) o que totalizavam 3,2GW de potência instalada.

Grande parte dos projetos que negociaram energia no 6º LER apresentaram dificuldades financeiras e optaram por descontratar energia (Via MCSD ou Leilão de descontratação). As informações que seguem são fornecidas pela CCEE na Planilhas Resultado_Consolidado_Publicacao_janeiro 18.

De acordo com informações da CCEE considerando informações de geração até novembro de 2017, estavam em operação comercial 39 usinas, que totalizavam 921 MW, sabe-se que em 2018 a marca de 1 GW ja foi alcançada.

Com intuito de compreender como estão operando estes parques solares, o ePowerBay esta compilando em sua base de dados, as informações fornecidas pela CCEE através do InfoMercado, que é uma publicação mensal que traz os principais resultados das operações contabilizadas. Como a contabilização pode levar algum tempo, em geral existe uma defasagem de 2 a 3 meses nas informações de operação.

O Projeto solar com maior eficiência no mês de novembro foi o Sobral 1 localizado no Piauí. Estes projetos foram desenvolvidos pela empresa SER Energia e adquiridos pela multinacional Gás Natural Fenosa, através de sua empresa, GPG – Global Power Generation em participação com a PVH Brasil Projetos Renováveis Ltda (85% GPG e 15 % PVH). A GPG possui mais um projeto na região, Sertão 1, os dois projetos totalizam 60 MW e o FC médio foi de 27,7 % e 27,6% respectivamente.

A empresa com a maior quantidade de projetos no Ranking de novembro é a Enel Green Power, que possui 4 projetos na Bahia (Bom Jesus da Lapa 1 e 2 e UFV Lapa 2 e 3) que totalizam 120 MW com FC médio de 26,3%.

A Petrobras possui um pequeno projeto no RN, 1,1 MW (Alto do Rodrigues), localizado em um terreno ao lado da Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira (322,9 MW). O projeto faz parte de uma iniciativa liderada pela Petrobras, dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Interessante observar o rendimento desta planta, que no mês de novembro teve FC de 24,4%. A usina entrou em operação em setembro de 2014.

Fechando a lista seguem 3 Projetos, Pirapora 5, 7 e 10 (90 MW) em Minas Gerais de propriedade da EDF (80%) e Canadian Solar (20%)*, o FC médio destes projetos para o mês foi de 23,3%. Somam-se a estes projetos mais 5 parques em operação na mesma região (Pirapora 6 e 9 - 60 MW e Vazantes 1, 2 e 3 - 81 MW).

O ePowerBay acompanha os processos referentes aos leilões bem como os processos de construção e dados operacionais. Desta forma, busca fornecer aos agentes as informações necessárias em cada fase, para que a tomada de decisão do empreendedor tenha seus riscos mitigados.

Saiba mais sobre nossos trabalhos e como podemos auxilia-lo em cada etapa.

www.epowerbay.com | contato@epowerbay.com

*Informações da composição acionária foram retiradas do PARACEMP ANEEL:

(http://www2.aneel.gov.br/paracemp/apl/PARACEMP_Relatorios/Paracemp_ParticipacaoAcionariaUsinas.asp?PsqUsi1=33185&PsqUsi2=)


404 visualizações