top of page

ANÁLISE PÓS-LEILÃO DE TRANSMISSÃO 02/2017


Ocorreu no dia 15/12/2017 o leilão 02/2017. Ao todo foram licitados 11 lotes, em 9 estados e os investimentos estimados para as obras segundo a ANEEL são da ordem de R$ 8,7 bilhões.Todos os lotes ofertados foram arrematados com deságios altos, sendo o menor de 34,7% para o Lote 07 e o maior de 53,9% para o Lote 02. O lote 3 teve o maior deságio real, R$ 174,05 milhões, efetuado pela empresa Indiana Sterlite Power Gride. Confira o resumo dos resultados na tabela abaixo.

Do total dos lotes contratados, 03 foram arrematados por empresas de origem espanhola, 02 de origem francesa, 01 de origem indiana e 04 por empresas brasileiras.

A empresa Neoenergia, que pertence ao grupo espanhol Iberdrola, foi a vencedora dos lotes 04 e 06, onde construirão 729 km de linhas de transmissão entre os estados de Tocantins, Bahia, Paraíba e Ceará. São lotes muito importantes para o escoamento de energia aos grandes centros de consumo entre as regiões Norte e Nordeste.

O maior lote do leilão, o Lote 01, foi arrematado pela francesa Engie. Este lote é responsável por 4.466 km de linhas de transmissão e 3.790 MVA de potência em subestações no estado do Paraná. O Lote 09 também tem participação da Engie, visto que a empresa EEN (Energias Eólicas do Nordeste S.A.) é de controle da Tractebel que por sua vez é controlada pela Engie.

A Celeo Redes, empresa pertencente ao grupo espanhol Elecnor (51%) e ao grupo de investimento holandês AGP (49%) levou o Lote 02, com obras de 414 km de linhas de transmissão, seccionamento e subestações no estado do Ceará.

A seguir são apresentados as obras necessárias de cada um destes principais lotes e suas localizações geográficas.

O próximo evento no cronograma do Leilão de Transmissão é a entrega dos documentos de habilitação das proponentes vencedoras na sede da B3, empresa resultado da fusão entre a BM&FBOVESPA e a Cetip, na rua XV de Novembro nº 275 centro de São Paulo no dia 01 de Janeiro. A publicação dos resultados da habilitação será divulgado no dia 31 do mesmo mês pela Comissão Especial de Licitação - CEL.

HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS 4 LEILÕES DE TRANSMISSÃO

Considerando os 4 últimos leilões realizados, tem sido observado a retomada do interesse de investidores no setor de Transmissão.

Verifica-se que o número de lotes com proposta e lotes com disputas estão aumentando e os deságios nas RAPs estão se tornando maiores.

Para o ultimo leilão, todos os 11 lotes foram arrematado e houve competição em todos.

409 visualizações
Editoriais
Imagem ML Vertical.jpg
Posts Recentes
bottom of page