• André Felber, Afonso Lugo, Fernando Witzel

ANÁLISE PÓS-LEILÃO DE TRANSMISSÃO 02/2017


Ocorreu no dia 15/12/2017 o leilão 02/2017. Ao todo foram licitados 11 lotes, em 9 estados e os investimentos estimados para as obras segundo a ANEEL são da ordem de R$ 8,7 bilhões.Todos os lotes ofertados foram arrematados com deságios altos, sendo o menor de 34,7% para o Lote 07 e o maior de 53,9% para o Lote 02. O lote 3 teve o maior deságio real, R$ 174,05 milhões, efetuado pela empresa Indiana Sterlite Power Gride. Confira o resumo dos resultados na tabela abaixo.

Todos os arquivos (Mapas, Planilhas Excel, Relatórios, etc...) com informações detalhadas sobre este estudo estão disponíveis em nossa loja no site.

Do total dos lotes contratados, 03 foram arrematados por empresas de origem espanhola, 02 de origem francesa, 01 de origem indiana e 04 por empresas brasileiras.

A empresa Neoenergia, que pertence ao grupo espanhol Iberdrola, foi a vencedora dos lotes 04 e 06, onde construirão 729 km de linhas de transmissão entre os estados de Tocantins, Bahia, Paraíba e Ceará. São lotes muito importantes para o escoamento de energia aos grandes centros de consumo entre as regiões Norte e Nordeste.

O maior lote do leilão, o Lote 01, foi arrematado pela francesa Engie. Este lote é responsável por 4.466 km de linhas de transmissão e 3.790 MVA de potência em subestações no estado do Paraná. O Lote 09 também tem participação da Engie, visto que a empresa EEN (Energias Eólicas do Nordeste S.A.) é de controle da Tractebel que por sua vez é controlada pela Engie.

A Celeo Redes, empresa pertencente ao grupo espanhol Elecnor (51%) e ao grupo de investimento holandês AGP (49%) levou o Lote 02, com obras de 414 km de linhas de transmissão, seccionamento e subestações no estado do Ceará.

A seguir são apresentados as obras necessárias de cada um destes principais lotes e suas localizações geográficas.

Todos os arquivos (Mapas, Planilhas Excel, Relatórios, etc...) com informações detalhadas sobre este estudo estão disponíveis em nossa loja no site.

O próximo evento no cronograma do Leilão de Transmissão é a entrega dos documentos de habilitação das proponentes vencedoras na sede da B3, empresa resultado da fusão entre a BM&FBOVESPA e a Cetip, na rua XV de Novembro nº 275 centro de São Paulo no dia 01 de Janeiro. A publicação dos resultados da habilitação será divulgado no dia 31 do mesmo mês pela Comissão Especial de Licitação - CEL.

HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS 4 LEILÕES DE TRANSMISSÃO

Considerando os 4 últimos leilões realizados, tem sido observado a retomada do interesse de investidores no setor de Transmissão.

Verifica-se que o número de lotes com proposta e lotes com disputas estão aumentando e os deságios nas RAPs estão se tornando maiores.

Para o ultimo leilão, todos os 11 lotes foram arrematado e houve competição em todos.

Todos os arquivos (Mapas, Planilhas Excel, Relatórios, etc...) com informações detalhadas sobre este estudo estão disponíveis em nossa loja no site.

#leilão2017