• André Felber, Afonso Lugo, Fernando Witzel

ANÁLISE - LEILÃO DE TRANSMISSÃO 02/2017


No próximo dia 15/12/2017 será realizado o leilão 02/2017, para licitação e concessão de serviço público de transmissão, que inclui construção, operação e manutenção das instalações do sistema interligado nacional.

O edital 02/2017-ANEEL (PROCESSO nº 48500.002436/2017-85) determina as diretrizes do pleito. Este leilão será de grande importância para os projetos cadastrados para a disputa do leilão de geração A-6. Uma grande parte dos projetos eólicos que não foram habilitados para a disputa do leilão A-4, sofreram por limitação de escoamento de energia, portanto o sucesso na concessão dos lotes será de grande importância. No leilão A-6, foram cadastrados 1092 projetos, sendo 87% destes eólicos (953), que totalizam 26,6 GW.

A equipe do ePowerBay realizou uma série de análises sobre o edital com intuito de auxiliar os Agentes e fornecer subsídios para melhor entendimento dos diversos cenários.

Ao todo serão licitados 11 lotes, em 9 estados e os investimentos estimados para as obras segundo a ANEEL são da ordem de R$ 8,7 bilhões. O somatório da RAP (Receita Anual Permitida) deste lotes terão um teto de R$ 1,5 bilhões.

De acordo com a sistemática do leilão, vencerá quem apresentar a menor RAP para cada um dos lotes ofertados. Serão ofertadas 27 linhas de transmissão (7.353,9 km) e 14 subestações (11.790 MVA).

Os Lotes mais importantes para os projetos eólicos estão localizados no Nordeste e Paraná.

A tabela que segue mostra um resumo das informações de todos os 11 lotes.

(1) Os valores referentes aos estudos do objeto deste Lote estão alocados no Contrato de Concessão Nº 006/2017 - ANEEL

DOWNLOAD DA PLANILHA COM AS INFORMAÇÕES DE TODOS OS LOTES DO LEILÃO COM DESCRIÇÃO DETALHADA, CRONOGRAMA E HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS LEILÕES

A seguir são apresentados as obras necessárias de cada um destes principais lotes e suas localizações geográficas. Os arquivos do Google Earth e planilhas utilizadas para estes estudos estão disponíveis em nossa loja no site. (https://www.epowerbay.com/shop)

O cronograma de eventos foi divulgado, A inscrição será dia 06 de Dezembro a partir das 08 horas até as 14 horas do dia seguinte. O aporte de garantia de Proposta será a partir das 08 horas até as 16h do seguinte. A sessão pública do leilão ocorrerá na sede da B3, empresa resultado da fusão entre a BM&FBOVESPA e a Cetip, na rua XV de Novembro nº 275 centro de São Paulo. A assinatura dos contratos de concessão ocorrerá no dia 09 de Março de 2018.

HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS 3 LEILÕES DE TRANSMISSÃO

Considerando os 3 últimos leilões realizados, tem sido observado a retomada do interesse de investidores no setor de Transmissão. Verifica-se que o número de lotes com proposta e lotes com disputas estão aumentando e os deságios nas RAPs estão se tornando maiores.

DOWNLOAD DA PLANILHA COM AS INFORMAÇÕES DE TODOS OS LOTES DO LEILÃO COM DESCRIÇÃO DETALHADA, CRONOGRAMA E HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS LEILÕES